Dedos em Martelo

O que é?

O dedo em martelo é uma deformidade nos dedos e caracteriza-se pela flecção do dedo nas juntas, assemelhando-se a um martelo.
As pessoas com dedos em martelo podem formar calos no cimo das articulações afectadas ou na ponta dos dedos.

Como acontece?

O dedo em martelo resulta do uso de calçado incorrecto ou de um desequilíbrio muscular, geralmente em conjunto com outros factores.
Se os dedos ficarem dobrados e mantidos nessa posição por um determinado tempo, os músculos atrofiam não conseguem voltar à sua posição original.
Os sapatos estreitos ou em bico são muitas vezes a causa pois forçam os dedos a uma posição flectida.
Assim, os dedos são friccionados contra os sapato dando origem à formação de calos, o que agrava ainda mais o problema.
Também os saltos altos, outra das causas, concentram a força feita pelo o pé na zona metatarsica e apertam os dedos contra o sapato, aumentando a pressão e a curvatura nos dedos.

Dedos em Garra

Como acontece?

Também o dedo em garra pode ter origem em sapatos inadequados que apertam os dedos do pé.
Por outro lado também pode ser resultado de danos no nervo, causado por doenças como a diabetes, que enfraquecem os músculos do pé. O dedo em garra caracteriza-se pelo "enrolar" dos dedos dentro dos sapatos, originando calos dolorosos. Quando não se procura qualquer tratamento, o dedo em garra tende a piorar e pode transformar-se numa deformidade permanente.

Como melhorar o desconforto?

Use sempre sapatos largos na zona metatarsica e evite os saltos altos, exercite os dedos do pé usando-os para agarrar berlindes ou uma toalha colocada no chão. Existem também vários produtos que o podem ajudar a diminuir as dores causadas pela deformidade dos dedos ou pelos calos formados.

Corrector de dedos em Martelo/Garra


Em gel polímero, hipoalergénico e dermatologicamente testado, evitando assim o crescimento bacteriano.
Tem um anel onde encaixa o segundo dedo do pé que por sua vez faz com que levante a cabeça do primeiro metatarso. O anel mantém o separador sempre no seu lugar.

Corrector de dedos em Martelo/Garra Americano


O corretor americano tem 3 anéis, que ajudam a separar um número maior de dedos. É essencial no caso de haver calos pois limita as fricções interdigitais, diminuindo a fricção e a dor. Feito em gel polímero, hipoalergénico e dermatologicamente testado, evitando assim o crescimento bacteriano.

Tubo de gel recortável para os calos


Protege dedos em garra ou em martelo, calos interdigitais e outros problemas nos dedos. Evita fricções e excesso de pressão entre dedos. Melhora a cicatrização
Evita fricções e excesso de pressão entre dedos. Graças à sua densidade especial protege a área afetada e alivia a dor. Os óleos minerais de grau medicinal suavizam a pele.

Dedeiras de Gel

Protege a parte mais distal do dedo, calos interdigitais e em dedos parcialmente amputados.
Evita fricções e sobrepressões entre dedos. Graças à sua densidade especial protege a área afetada aliviando a dor. Os óleos minerais de grau medicinal suavizam a pele. Melhora a cicatrização.

Estes e outros produtos disponíveis nas nossas lojas, visite-nos!

Site de lojas de venda de equipamentos de ortopedia e geriatria em Oeiras e Cascais e Alfornelos.