Varizes

 

O que são as Varizes?

Varizes, ou veias varicosas, são veias dilatadas, com volume aumentado, tornando-se tortuosas e alongadas com o decorrer do tempo.

Como se Formam as Varizes?

 Como resultado de vários factores as veias deixam de funcionar correctamente e não conseguem transportar eficientemente o sangue para o coração, o sangue fluí para traz, as veias superficiais dilatam, formando veias varicosas - Varizes, que não voltam ao estado normal.

Factores que causam o aparecimento de Varizes:

-Estar muitas horas de pé
-O uso de saltos altos
-Vida sedentária (sem pratica de exercício físico)
-Predisposição genética
-Factores hormonais
-Abuso de álcool e tabaco
-Gravidez
-Obesidade
-Uso de roupa apertada
-Longos períodos com as pernas cruzadas

Que Doenças Venosas Existem?

Derrames:
Pequenos vasos à superfície da pele. Não causam dor, mas são inestéticos. São um sinal para a existência de veias varicosas no interior da sua perna.

Veias Varicosas (Varizes):
As veias dilatam-se e as válvulas não fecham. O sangue tende a estagnar e a dilatar mais as veias o que leva ao aparecimento de mais varizes.

Flebite (Inflamação das veias):
Vermelhidão, inchaço, aquecimento e dor forte ao longo da veia.

Trombose:
O sangue estagnado tem maior probabilidade de formar coágulos que bloqueiam a veia, impedindo o sangue de circular. As pernas incham, aumentam de temperatura, têm dor e sensação de peso. Os coágulos poderão originar situações graves quando não são tratados a tempo, o uso de meias é imprescindível.

Úlcera de perna:
Porque o sangue não circula não há transporte de nutrientes para as células e retirada de substâncias tóxicas produzidas. Isto origina lesões nas células e consequentemente nos tecidos.

Tipos de tratamentos:

-Meias de descanso ou Meias Elásticas
-Medicação
-Cirurgia
-Modo de vida saudável
-Exercício

 Meias de Descanso

Tanto nas mulheres como nos homens o uso de meias de descanso impede a dilatação nas veias e evita o inchaço. Se está muitas horas de pé e sente frequentemente as pernas cansadas, use meias de descanso, evitando assim o aparecimento de Varizes e Dores.

Uma vantagem das meias de descanso pouco conhecida é no combate à celulite.

Além de aliviarem as dores nas pernas e evitarem o inchaço as meias têm grande efeito na celulite que normalmente está associada à retenção de líquidos. As pernas não incham. Ficam mais esguias e vai sentir-se melhor.

Veja os modelos que temos disponíveis:


 

Meias Elásticas de Compressão

As Meias Elásticas constituem uma das armas terapêuticas de que dispomos no tratamento das doenças venosas. O uso das meias tem por objetivo combater a estase venosa e consequentemente o edema (inchaço) das pernas. Existem vários tipos de meias, até ao joelho, raiz da coxa e collants.

Existem classes de compressão que vão do 1 ao 4. A escolha da classe certa para si deve ser orientada por um médico ou por um técnico e devem ser compradas em Ortopedias. O doente deve sentir-se confortável com elas e isso dependerá do grau e do tamanho adequado a cada doente, sendo que será necessário fazer a medição da sua perna . As meias devem ser calçadas logo pela manhã quando a perna está mais próxima do normal sendo só descalçadas à noite. Não se aconselha que sejam usadas durante a noite.

As meias moldam-se funcionalmente ao aparado de fluxo venoso superficial e profundo, promovendo o retorno do sangue ao coração e aliviando a carga na zona das pernas.

Alguns Tipos de Meias Elásticas:

Também temos meias de elásticas de compressão com biqueira fechada. Estas e outras opções nas nossas lojas.

Site de lojas de venda de equipamentos de ortopedia e geriatria em Oeiras e Cascais e Alfornelos.