Úlceras de Pressão ou Escaras

As úlceras de pressão ou escaras são lesões cutâneas que se produzem em consequência de uma falta de
irrigação sanguínea e de uma irritação da pele que reveste uma saliência óssea, sendo assim as escaras tendem aparecer nas zonas de pressão do corpo quando deitados.
 
 

Zonas de Pressão em Pessoas Acamadas ou que passam muitas horas sentadas:

 

Como prevenir:

Na Cama:

  • Uma vez que os acamados passam grande parte do dia deitados, é importante garantir o seu conforto e higiene, ambos igualmente importantes na prevenção de escaras. Opte sempre por lençóis 100% algodão.
  • Mantenha o lençol de baixo sempre esticado.
  • Ao virar a pessoa na cama, não a arraste. Levante-a para evitar arranhar a pele.
  • Faça exercício ao acamado quando estiver deitado na cama para ajudar o sangue a circular melhor para todas as zonas da pele.
  • Use colchões Anti-escaras de Pressão Alterna ou Pele Anti-escaras

 

Na Cadeira de Rodas ou sentado na Cama:

  • Mude de posição de hora a hora quando estiver numa cadeira. Se se conseguir mover sozinho, mude a projeção do seu peso de 15 em 15 min.
  • Use uma almofada apropriada para quem passa muitas horas sentado, existem diversos tipo no mercado dependendo do numero de horas, sendo as melhores de Gel ou de Viscoelástico.
  • Use calcanheiras anti-escaras.

 

Outros Cuidados:

  • Não apanhe frio para evitar a desidratação da pele.
  • Aplique um creme hidratante para evitar que a pele seque demasiado e faça pequenas massagens que ativem a circulação, o que é sempre benéfico para a prevenção de escaras.
  • Beba 6 a 8 copos (tamanho de uma lata de 33cl) de líquidos por dia, a agua, os sumos e o leite constituem bons exemplos de líquidos para beber.
  • As escaras têm uma maior tendência para se desenvolverem nas zonas mais ossudas do corpo, ou seja, para prevenir, é importante estar atento às seguintes áreas: calcanhares, ancas, cóccix, omoplatas, costas, joelhos e nuca.

Todos os cuidados são poucos para prevenir as escaras que depois de feitas são difíceis de tratar dê o maior conforto que possa a pessoa acamada ou que passa muitas horas sentada. A prevenção é o melhor remédio.

 

Produtos que ajudam a PREVENIR AS ESCARAS:

 

Colchão Anti-escaras de Pressão Alterna

O colchão anti-escaras é a forma mais eficaz de prevenir escaras.
 
Reduz o risco do aparecimento da escara mesmo em pessoas com a pele muito sensível. É constituído por pequenos alvéolos que se enchem e esvaziam de ar, de forma alternada e por zonas.
 
O seu compressor está dotado dum regulador de pressão para se adequar à situação especifica de cada
paciente.
 
 
 

Pele Anti-Escaras

A pele anti-escaras confere a distribuição da pressão e do peso do corpo. Este alívio de pressão é fundamental para o tratamento/prevenção de escaras ou zonas dolorosa ou fatigadas, como acontece nas artroses. Da mesma forma, reduz a fricção com a pele com que contacta e diminui a lesão. A absorção de humidade permite que a pele se mantenha seca. Peles húmidas,  pela transpiração, maceram mais facilmente e estão mais susceptíveis ao desenvolvimento de escaras. Pode ser usada na cama ou num sofá ou cadeira.

Calcanheiras Anti-Escaras

As calcanheiras anti-escaras conferem a distribuição da pressão e do peso dos pés. Este alívio de pressão é fundamental para o tratamento/prevenção de escaras ou zonas dolorosa. Da mesma forma, reduz a fricção com a pele com que contacta e diminui a lesão. A absorção de humidade permite que a pele se mantenha seca. Peles húmidas,  pela transpiração, maceram mais facilmente e estão mais susceptíveis ao desenvolvimento de escaras.
 
 
 

Almofadas Anti-Escaras

 

Almofadas Quadradas Com e Sem Buraco

Prevenção de escaras da zona sacra em pessoas que permanecem muito tempo sentadas, são um elemento adjuvante no tratamento e prevenção de alguns tipos de úlceras de pressão.

Dimensões: 40 x 40 x 5 (cm)
 

Almofada em Ferradura

 Indicações:
– Colocação de zonas afetadas (ficando arejadas e livres de pressão);
– Alívio de processos dolorosos da zona sacrococcígea ou perianal (pós-parto, pós-operatório de cirurgias pélvica e ano-rectal);
– Prevenção de escaras nos calcanhares em pessoas acamadas;
– Patologias hemorroidárias;
– Prevenção de escaras da zona sacra;
– Elemento adjuvante no tratamento de alguns tipos de úlceras de pressão;
– Utilização sanitária.

Dimensões: 40 x 40 x 7cm

 

Almofada com Buraco Redonda

Indicada para as seguintes situações:
-Colocação de zonas afetadas ficando arejadas e livres de pressão;
-Alivio de processos dolorosos da zona sacrococcigea ou perianal (pós-parto,pós-operatório de cirurgias pelvica e ano-rectal);
-Patologias Hemorroidárias;
-Prevenção de escaras nas zonas sacras;
-Elemento adjuvante no tratamento de alguns tipos de úlceras de pressão.
 
 

Almofada Quadrada em Viscoelástico

 
Ergonómica
A configuração anatómica do coxim proporciona um melhor posicionamento e uma maior estabilidade pélvica, contribuindo assim para um maior conforto e comodidade do utilizador.

Alivio Alveolar
Os pontos de alívio de pressão favorecem a circulação de ar, reduzindo os efeitos de maceração e ajudando na prevenção da formação de escaras.

Vantagens de ser em Viscoelástico
Esta espuma é cinco vezes mais densa do que as espumas normais, mas quando se senta sobre ela a temperatura do corpo causa uma reacção que a faz moldar aos contornos corporais permitindo a redistribuição do peso do nosso corpo de forma continua eliminando as zonas de pressão. O viscoelástico é além de tudo sinónimo de conforto!

Dimensões: 42 x 42 x 8cm
 

Almofada ferradura em Viscoelástico

Indicada para as seguintes situações:

-Colocação de zonas afetadas ficando arejadas e livres de pressão;
-Alivio de processos dolorosos da zona sacrococcigea ou perianal (pós-parto,pós-operatório de cirurgias pelvica e ano-rectal);
-Patologias Hemorroidárias;
-Prevenção de escaras nas zonas sacras;
-Elemento adjuvante no tratamento de alguns tipos de úlceras de pressão.

Vantagens de ser em Viscoelástico:
Esta espuma é cinco vezes mais densa do que as espumas normais, mas quando se senta sobre ela a temperatura do corpo causa uma reacção que a faz moldar aos contornos corporais permitindo a redistribuição do peso do nosso corpo de forma continua eliminando as zonas de pressão. O viscoelástico é além de tudo sinónimo de conforto!

Almofada de Gel

Almofada anti-escaras de flutuação liquida que proporciona uma grande zona de contacto, reduzindo a pressão por unidade de superfície, um dos fatores que originam a formação de escaras.

Almofada Pneumática


A almofada anti-escaras pneumática é composta por células de ar reguláveis e deformáveis individualmente. Inclui capa e bomba de encher. Indicada para pessoas com elevado risco de formação de escaras. O ar circula entre as células para assegurar uma repartição homogênea da pressão. Possibilita a redução da pressão através do aumento das superfícies de apoio por imersão. A mobilidade das células de ar, aquando dos movimento do utilizador, reduz consideravelmente as forças de fricção e deslizamento. Almofada anti-escaras eficaz para utilizadores até 120kg

 

Site de lojas de venda de equipamentos de ortopedia e geriatria em Oeiras e Cascais e Alfornelos.