O que é?

Os discos intervertebrais são estruturas em formato de anel ou discos localizados entre as vértebras que formam a coluna espinhal. Os discos são constituídos por tecido cartilaginoso e elástico e tem como principal função evitar o atrito entre uma vértebra e outra, mas permitindo o movimento entre elas.

A hérnia de disco ocorre quando parte de um disco intervertebral sai da sua posição normal e comprime as raízes nervosas que se ramificam a partir da medula espinhal e que emergem da coluna espinhal. Este problema é mais comum na região lombar e cervical, por serem áreas mais expostas ao movimento e que suportam mais peso.

Como acontece?

O desgaste pelo tempo e a genética são os principais causas predisponentes de uma hérnia de disco, mas forçar os músculos das costas para levantar peso excessivo pode ser um desencadeador deste problema.
Também excesso de peso e o exercício de atividades que exijam grande esforço físico são fatores que podem desencadear problemas nas costas, incluindo a hérnia de disco. Movimentos de repetição no trabalho que exigem muito dos músculos lombares podem causar desgaste dos mesmo. O sedentarismo e a posição repetida, como por exemplo a de ficar sentada por muito tempo são também causas.

Sintomas existem?

Uma pessoa pode ter uma hérnia de disco e nem se dar conta disso. Mas na maioria dos casos o paciente sente dores. A dor é mais concentrada nas regiões lombar e cervical da coluna e em alguns casos ela pode irradiar para os membros superiores, no caso da hérnia cervical e para os membros inferiores,( ciático) nos casos da hérnia lombar.

Os principais sintomas da hérnia de disco são:
  -Dor cervical, torácica (dorsal) ou lombar
  -Dor nos braços ou nas pernas (ciático)
  -Sensação de formigueiro, câimbras nos braços e nas pernas
  -Sensação de fraqueza por causa dos nervos acometidos

Como melhorar o desconforto?

A não ser que a perda da função nervosa seja progressiva e grave, a maioria das pessoas com uma hérnia discal na zona lombar recupera sem necessidade de cirurgia. A dor costuma diminuir quando a pessoa afectada descansa . Sempre que seja necessário praticar actividades que exijam um esforço da coluna, seja no trabalho ou no dia-a-dia e que estas lhe provoquem dor, como levantar objectos pesados e agachar-se, ou até mesmo que não exista esforço mas esteja longas horas sentado é recomendado o uso de uma cinta que lhe dê suporte na zona afetada.

Cintas Lombares

***

Hérnias no Corpo

O que são?

Hérnia da Linha Branca: Hérnia de um segmento intestinal através das fibras de entrecruzamento da linha branca. Conforme a localização, pode ser epigástrica, justa-umbilical ou subumbilical.

Hérnia Umbilical: A hérnia umbilical é caracterizada por um estufamento no umbigo ou a sua volta, que é formado por gordura ou por uma parte do intestino delgado ou grosso que conseguiu atravessar o músculo do abdômen, devido ao aumento da pressão abdominal.

Hérnia Inguinal Directa: As hérnias inguinais diretas são as decorrentes da fraqueza da parede do canal inguinal, e são mais comuns em pessoas mais velhas e que se submetem a um grande esforço abdominal na prática de exercício, tosse crônica, obstipação e obesidade.

Hérnia Femoral: A hérnia femoral é uma saliência localizada perto da virilha e da coxa que ocorre quando uma pequena parte do intestino empurra a parede do canal femoral. O canal femoral abriga a artéria femoral, veias pequenas e nervos e localiza-se logo abaixo do ligamento inguinal na virilha.

Hérnia Inguinal Indirecta: A hérnia inguinal indireta é o tipo mais visto e é mais comum em homens. Esse tipo de hérnia forma-se pela passagem da alça intestinal para o interior da bolsa escrotal através de um ponto frágil.

Cinta para Hérnia Umbilical

Em  tecido elástico acolchoado com almofada na zona umbilical e fecho de ajuste em velcro, para ajudar a conter a hérnia.

Funda Inguinal Bilateral

Tecido elástico com almofadas anatómicas e com suspensórios na zona das nádegas e fecho de ajuste em fivela. Para compressão e redução de hérnias, máxima contenção e conforto.

Slip de Hérnia Inguinal

Tecido composto de diferentes elasticidades em pontos distintos, dois tipos de almofada, banda escrotal na zona do abdómen com fecho de velcro, fácil colocação e lavagem.

Indicações: Hérnias Inguinais, especialmente indicado em processos pré e pós-cirurgicos.

 

Estes e outros produtos nas nossas lojas, visite-nos!

Site de lojas de venda de equipamentos de ortopedia e geriatria em Oeiras e Cascais e Alfornelos.